top of page
  • Foto do escritordrbrunoalbuquerque8

Câncer de pele não melanoma


Esse é o mais frequente e de menor mortalidade, pois tem alta taxa de cura se detectado e tratado precocemente, acomete principalmente pessoas de pele clara, sensíveis a ação dos raios solares com história família deste câncer.

Os sinais e sintomas surgem principalmente em regiões mais expostas ao sol, como rosto, orelhas, pescoço e surgem como manchas na pele que pode coçar, arder, descamar e até sangrar, normalmente faz uma pequena ferida que não cicatriza (em até quatro semanas), no entanto devemos suspeitar de qualquer mudança persistente na pele, desde uma ferida até uma mancha avermelhada ou mesmo um nódulo, nesse momento deve-se procurar um especialista.


O tratamento mais indicado normalmente é a cirurgia, mas cada caso deve ser analisado pois existem também a criocirurgia e a imunoterapia tópica, só um médico deverá fazer essa avaliação afim de definir o melhor tratamento.


Os sinais de câncer de pele variam de pessoa para pessoa, mas é preciso ficar atento às seguintes mudanças na pele:

Qualquer pinta ou sinal que tenha crescimento, apresente coceira, sangramento frequente ou mude de cor, tamanho, consistência ou espessura;

Lesão rosada, avermelhada de crescimento lento, mas constante;

Qualquer ferida que não cicatrize em 4 semanas;

Qualquer mancha de nascença que mude de cor, espessura ou tamanho.


Dr. Bruno Albuquerque é cirurgião de Cabeça e Pescoço titulado pela Sociedade brasileira de Cirurgia de Cabeça e pescoço e Associação Médica Brasileira. Especialista no diagnóstico e tratamento das doenças benignas e malignas da região da cabeça e pescoço (ONCOCIRURGIA) como câncer de boca, câncer de garganta, câncer de tireoide, câncer de pele, nódulo no pescoço. Localizado no Rio de Janeiro.

46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page