top of page
  • Foto do escritordrbrunoalbuquerque8

29 de agosto - Dia nacional de combate ao fumo


Tabagismo ainda é o grande responsável pelo alto índice de casos de cânceres na região da cabeça e do pescoço. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), esse diagnóstico é registrado em três de cada dez tumores relacionados a hábitos evitáveis.


O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo também traz números alarmantes: oito em cada dez diagnósticos têm a ver com o cigarro: a pessoa é ou já foi fumante.

Esse tipo de câncer engloba os tumores da cavidade nasal, seios da face, boca, laringe e faringe e, portanto, os sintomas vão depender do local acometido. Normalmente, o paciente sente alguma área endurecida ou uma ferida persistente, dolorosa e sangrante que prejudica a fala e/ou a alimentação. Outros sintomas também chamam atenção, como dificuldade para engolir ou rouquidão persistente.


Dr. Bruno Albuquerque é cirurgião de Cabeça e Pescoço titulado pela Sociedade brasileira de Cirurgia de Cabeça e pescoço e Associação Médica Brasileira. Especialista no diagnóstico e tratamento das doenças benignas e malignas da região da cabeça e pescoço (ONCOCIRURGIA) como câncer de boca, câncer de garganta, câncer de tireoide, câncer de pele, nódulo no pescoço. Localizado no Rio de Janeiro.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page